domingo, 13 de setembro de 2009

Suicídio

Aqui, a beira de uma piscina azul e cristalina, nesse dia quente e bonito, ouvindo as risadas das crianças e o som da água, escrevo sobre suicídio.
Não vou falar, como habitual, do ponto de vista religioso ou político, mas sim do que eu considero moral.

Suicidar-se, quer dizer desistir de lutar a guerra que a vida é, jogar todos os bons momentos e todas as conquistas e todas as lagrimas fora. Mas mais importante, fugir de tudo o que te faz sofrer e abrir mão da esperança de que um dia você será feliz e de que vale a pena lutar.

Muitos motivos podem levar a isso... Pressão, dor, rancor, ódio, desespero, amor, provavelmente um pouco de cada, ou muito de todos. Alguns tiram-se a vida por se odiarem e dizerem não conseguir conviver com quem são, outros não vêem sentido em viver, se o destino de todos é a morte, há aqueles que apenas não suportam mais sofrer ou não suportam mais a pressão imposta a eles, e não suportam mais a decepção ou não estão acostumados a ela e finalmente, aqueles que morrem por amor, ao país, a uma mulher ou homem, a um família, a um amigo.

De qualquer forma, creio que não esteja me fazendo clara, sou contra o suicídio, é um ato de desespero e egoísmo absoluto e também de ignorar tudo a sua volta. Aqui, no meio de um dia ensolarado tento me fechar para o mundo e entender o que se passa na mente de um suicida, e por incrível que pareça, não consigo, pois pra mim é impossível não parar e olhar a água se mexendo, ouvir os pássaros cantado ou as folhas caindo lenta e graciosamente, e então não pensar na beleza que havia a minha volta...


Em resumo, não entendo como alguém pode simplesmente ignorar a beleza ao seu redor, e dizer que o mundo não vale a pena, e ainda pior, ignorar a vontade de todas as pessoas que a tem como querida e amada e desistir delas. Sim, porque o pior é chegar ao ponto de egoísmo, em que os sentimentos das pessoas que te amam não importam mais e tudo o que importa é seu sofrimento e seus problemas, e chegar ao ponto de pensar que ninguém se importaria com sua morte, e que te esqueceriam em pouco tempo. O pior é fazer seus amigos chorarem por sua dita fraqueza, quando eles dariam a vida para te ajudar, e você simplesmente não os permite. O pior é achar que tudo vai acabar se você se matar, e o pior, o pior de tudo, é desistir de lutar e cortar seus laços sem remorso.

Então, você, que está lendo isto, lembre-se de que, mesmo nos momentos mais sombrios, há beleza no mundo e pessoas que chorarão por você quando você se for, e lembre-se de tudo o que você já conquistou, e pense se você sofreu tudo o que sofreu até agora pra desistir agora.
Lembre-se das pessoas que te amam e das pessoas que você ama
Mas lembre-se principalmente de que vale a pena viver para um dia ser feliz, e vale apena lutar e se agarrar a essa vã esperança na qual todos nos sustentamos e acreditamos.

"Even if I say

'It'll be alright'
Still I hear you say
You wanna end your life"

2 comentários:

  1. como pode alguem acabar com a propria vida, depois de ter passado por tudo que passou, depois de alguem ter dado a maõ e a levado para o que considerava certo?
    concordo que suicidio é um ato de pleno egoismo, irracional. já é brutal tirar a vida de uma outra pessoa, o que dirá tirar a propria vida...


    ps.; quem diria, a nyu tem um lado sensivel *-*
    Suuh

    ResponderExcluir
  2. um ato de puro egoísmo
    esquecer os que te amam
    ignorar seus amigos
    "pra mim é impossível não parar e olhar a água se mexendo, ouvir os pássaros cantado ou as folhas caindo lenta e graciosamente, e então não pensar na beleza que havia a minha volta..."
    Que lindo ler isso

    ResponderExcluir