domingo, 13 de dezembro de 2009

Religião.

Sobre religião, há coisas que me irritam profundamente.

Um exemplo, se você presta para uma escola bem concorrida e passa, o mérito não é seu..? De seu esforço e dedicação? Então porque as pessoas insistem em dizer "Graças a Deus você passou!"...? -E com pessoas quero dizer minhas mãe e avó, porque sim, isso é uma historia real.
Então gostaria que quem lesse esse post me ajudasse a descobrir minha religião, porque sou contra tantas coisas na minha atual que creio que o que eu acredito não pode mais ser classificado como "espiritismo":

Para muitas destas pessoas, tudo é controlado por Deus, desde os problemas que uma pessoa tem, ao efeito estufa... Mas eu discordo... Não é possível que um entidade faça isso, pois se sim, qual o beneficio em viver...? Qual é a graça?
Será que, quando o vento bate em uma árvore, derrubando um pequeno galho, que atrapalha o caminho bem organizado de formigas trabalhando, forçando-as a mudar sua rota, é porque, Deus quis assim? Não pode ser quem apenas e somente "aconteceu"?
Chegamos então a um dos problemas do homem: Queremos que tudo tenha uma explicação.
Não podemos viver com a idéia de que algo aconteceu apenas por acontecer... Um mero fato, que não tem nenhuma razão de ser, e ainda assim, existe.
Não podemos viver com a idéia de que não há um algo maior controlando as coisas, e que nem tudo tem uma razão de ser e um objetivo. Que existem coisas que aconteceram ao acaso... Que uma tsunami que mata milhares de pessoas, não necessariamente teve uma razão para estar lá, apenas aconteceram os fatos que a originaram, assim, sem motivo algum. Que um furacão que destrói um vilarejo, não necessariamente foi "castigo divino", apenas aconteceu.
Também não acredito em “Deus”, não como a entidade divina da maioria, mas como uma força, uma energia natural que nos envolve a cada momento, algo que nos traz vida e permite que as coisas aconteçam, e que, no entanto não tem motivo para tal.
É apenas uma energia que não tem vontade própria, que não tem justiça, que apenas faz o mundo girar. E qualquer seja o nome que dêem, Deus, Ka, Chakra, Gaia, Hao, Lifestream ou seja lá o que for, não deixa de ser apenas uma energia –Já dizia nosso respeitado Shakespeare: “Que há num simples nome? O que chamamos rosa, sob uma outra designação teria igual perfume.
Fatos são, acredito sim na alma, acredito que a alma permanece após a morte, o que acontece com ela então? Não sei, não faço a menor idéia, e também não me importo. E então outro ponto na religião em que não vejo propósito, explicar a morte.
Ora, porque nos daríamos ao trabalho de tal, se no fim acabaremos por descobrir? Qual o propósito de tentar adivinhar seu presente de natal antes de recebê-lo? Nenhum, por mais que tente, tanto podendo estar errado ou certo, no fim acabará por descobrir, e então se tiver acertado toda a surpresa terá se esvaído por culpa de sua curiosidade.
O que prevalece é o Carpe Diem. Quem liga pro que vai acontecer depois da morte - e veja bem, eu disse depois da morte - por que se preocupar com o desconhecido?
Finalizo esse post com mais algumas coisas para você que está lendo. Não tenha medo de ser diferente, não tenha medo de discordar do que a Igreja ou seus pais dizem que é a verdade, é bem mais divertido criar sua própria crença, e se você acredita nela, quem vai te dizer que está errado? Já que não há verdades absolutas, porque não usar sua imaginação para explicar as coisas?
Não é, afinal, da natureza do ser humano ter imaginação?

7 comentários:

  1. HAHAHA
    eu comecei a ler o inicio do seu post e já me ocorreu de onde parte seu pensamento
    se voce conhecesse os principios do budismo, verá que em partes voce esta certa, mas que partes está alem do que voce possa compreender. /aprofundei-q

    sobre essa historia de que foi porque Deus quis, voce realmente precisa ouvir meu pai comentando isso.

    choquei com o tanto que isso bate com meu pai disse uma vez

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Sejam como eu, sejam ateus! hahaha
    Ateus, uni-vos para dominar o mundo! [=

    ResponderExcluir
  4. Interessante q esse imaginário está crescendo nos dias atuais.
    e incrivelmente concordo com vc.
    Criamos uma certa dificuldade em crer nas coisas q fomos ensinados a vida toda como
    certo e indiscutível.
    Quem sabe no budismo encontro respostas...

    ResponderExcluir
  5. Eu não acredito em Deus, fadas e outras coisas que as pessoas usam pra poder se sentir bem, confortáveis e amadas.
    Vc pode ser especial para alguma pessoa, pode descobrir sozinha a sua verdadeira vocação e ser muito feliz assim.
    É muito lindo achar que um deus controla o universo e tem poder sobre tudo, mas isso simplesmente não faz sentido.
    Se vc aceitar a dica, veja esse canal aqui de vídeos, o dono dele se expressa bem e vc vai ver que o ateísmo é a chave para muitas coisas:
    http://www.youtube.com/user/coldmaster1

    Visite meu blog:
    http://s2ois.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Ow, muito legal, valeu pela dica Agnes, to gostando dos vídeos do cara ;D

    ResponderExcluir
  7. Baeado neste texto, te indico ler Eliphas Lévi.

    ResponderExcluir